sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Ahazando #2 - Bocón vermelho? Ahaza bonita!

Olá meninas, tudo bem?

Hoje o assunto aqui n'O Bufão vai ser Batom vermelho. Estão preparadas?

Na verdade vou contar uma historinha hoje, bora saber como esse item presente na necessaire de quase todas as mulheres surgiu?


Há inúmeras histórias e suposições de como as mulheres resolveram adotar o vermelhón na boca, algumas bizarras e bem nojentas diga-se de passagem. Mas o fato é que elas nunca desistiram, mesmo depois de várias superstições, ele sempre voltada causando polêmica e cisma.

Calcula-se que ele teve origem há aproximadamente 5000 anos no Oriente médio na antiga Mesopotâmia, reza a lenda que #asloka usavam jóias semi-preciosas para dar cor aos lábios (ai!). Que aplicação boa para as jóias neah?

No Egito, as gatis das pirâmides criaram um corantezinho super gente boa a base de algas marinhas, Bromo e Iodo. Legal né? Imagina se elas tiveram várias doenças por causa dessa mistura... Sim ou claro? E é óbvio que essas doenças eram transmitidas aos maridóns e com o tempo o hábito dos lábios vermelhos ficou conhecido como o "Beijo da morte". Por que será heim? Cleópatra, que não era boba nem nada e não queria perder o posto de 'it girl' do deserto e lançadora de tendências ficou com invejinha e quis incrementar a make ahazante de Khol e Henna com os lábios vermelhos e resolveu criar uma mistura de deixar qualquer um hoje em dia vesgo de nojo, a gata magia do deserto misturou besouros carmim esmagados com ovos de formiga e escamas de peixe, êh mas devia ter um cheirinho agradável! Isso é que é vontade de dar inveja nas amigue. Ela era muito louca mesmo, até um cego ia saber que Cleo estava de bocão vermelho...

Muito tempo adormecido, esse item, até então bizonho, foi trazido das cinzas no século XVI pela Rainha mais fashion da época, a Rainha Elizabeth I. Mas a vida boa do bonitinho estava com os dias contados, por que pouco tempo depois na Europa, junto com os outros itens de maquiagem, foi considerado "Obra do diabo" e foi aí que com o machismo fervendo nas veias de todo mundo, as mulheres foram proibidas de usar qualquer maquiagem, sendo considerada quem usasse prostituta.

Permaneceu totalmente discriminado e usado em becos escuros até o final do século XIX, quando a Guerlain resolveram fabricar o pigmento vermelho para os lábios em pasta, bem menos estranho do que seus antepassados. Onde? Claro que em Paris. A partir daí começou o processo de 'libertação' dos lábios vermelhos.

Depois com a segunda guerra mundial, com a febre pin-up (que além de um movimento ligado a sensualidade foi um movimento muito ligado à autonomia feminina) e com a embalagem push-up que conhecemos hoje em dia, ja na década de 40 o fofo veio pra nunca mais voltar para o exílio. Bocão vermelho pra todo lado minha gente!

Mas agora a versão e parte da história que eu mais gosto. Acredita-se que ele voltou no final do século XIX e foi produzido pela Guerlain por pedido de prostitutas, por que o bocão vermelho deixa a mulher mais sexy. Mas por que? Poderia ser azul, amarelo, roxo... mas por que vermelho? As prostitutas que fizeram o pedido perceberam que durante e após o sexo as mulheres ficavam com os lábios mais vermelhinhos e que isso as deixava mais sexy, por que com o bocón vermelho, por essa lógica ficaria entendido que elas tinham acabado de passar minutos (ou horas, vai saber né?) de prazer.

Claro que depois disso ele tomou outra conotação e outro 'por que' de uso, hoje em dia ele deixa a mulher sexy por que foi convencionado assim, por que Grandes nomes como Marilyn Monroe, Bettie Page, Rita Hayworth adotaram e são até hoje símbolo de sensualidade, influenciando as 'Divas da nova geração' e não deixando que esse item que expressa tanta força e autonomia da mulher se perca ou seja alvo de machismo e preconceito.

Na minha opinião ele expressa muito das lutas das mulheres, podemos usar o que queremos e quando queremos, não temos que nos 'recatar' apenas pelo fato de sermos mulheres, e um batom vermelho não vai mudar minha personalidade, posso usar sim se eu quiser, se me sentir bem assim.

Mesmo até hoje alvo de preconceito e piadinhas machistas infames, o vermelho expressa na mulher muito mais do que lábios coloridos, mostra luta e o direito que temos de não sermos constrangidas nem diminuídas independente de como estamos, de como nos vestimos, de como nos portamos, de como estamos maquiadas, de como decidimos sair na rua e de como não queremos que sejam impostos padrões para seguirmos, de como queremos fazer e usar o que sentirmos vontade sem sermos tachadas disso ou daquilo e também de como somos (cada vez mais) unidas, seja de batom vermelho ou não!

Há épocas de febre, há épocas que são menos usados e em uma infinidades de tons e acabamentos, mas é fato que nosso queridinho sempre acompanha as tendências e jamais voltará para as trevas.

É isso aê mulherada, joga cor nos lábios de mel e ahaza!

Bju bju, Jú Vaz Tostes.

0 comentários:

Postar um comentário

Antes de comentar, leia a nossa Política de Comentários