sexta-feira, 8 de março de 2013

Ahazando #11 - Estilo sustentável: Um paradigma social‏

     Oi meninas!
     Devo todas as desculpas do mundo depois de quase um mês sem 'abanar o rabinho' por aqui. Andei bastante ocupada nesse tempo, mas deixem-me explicar a situação. Sou estudante de Engenharia Florestal, como já falei outras vezes aqui, tenho outro blog, o Poison Make-Up e agora criei uma marca/loja de camisetas, a 'Loja Divinos' (propaganda na cara de pau =D, vem conhecer!) e tenho gastado bastante tempo com essas atividades.
     Maaas consegui de pouquinho em pouquinho escrever um post para o Ahazando. Bora?
     O assunto de hoje é bem polêmico e importante. O que vocês entendem por estilo sustentável? O que significa ter uma consciência sustentável?
     Esse assunto rende muita conversa e vários pontos de vista devido a grande gama de assuntos a qual posso estar me referindo apenas usando a palavra do momento 'sustentabilidade'. No dicionário ela é definida como "a capacidade de suportar uma ou mais condições, exibida por algo ou alguém. É uma característica ou condição de um processo ou de um sistema que permite a sua permanência, em certo nível, por um determinado prazo."
     Se tem algo que vem sendo procurado nos últimos anos é essa situação de sustentabilidade, em todos os aspectos dos nossos hábitos. Mas mais do que procurar por essa situação, devemos entender por que isso é necessário e como isso vai mudar alguma coisa no mundo. Tem um vídeo muito interessante sobre esse assunto, é meio grandinho, mas eu garanto que vale a pena assistir.



     Eu realmente não sou um exemplo de pessoa com toda essa consciência sustentável, mas quem me conhece sabe o quanto mudei meus hábitos de uns 3 anos pra cá.
     Já parou pra pensar quanta coisa você teria deixado de comprar se tivesse pensado por 5 minutos antes de realizar a compra? Já parou pra pensar se o que você compra é realmente necessário? Ou ainda se você realmente vai usar isso? E por último se você realmente quis comprar ou só comprou por que está na 'moda'? São questionamentos muito importantes que deveríamos fazer sempre e que eu sempre gosto de falar sobre, é sem dúvida um dos meus assuntos preferidos.
     As coisas se tornam cada vez mais descartáveis, e o que é tendência hoje amanhã já não é mais, e assim vamos juntando coisas até não termos mais onde guardar e resolvermos nos desfazer delas. Mas e depois, pra onde elas vão? Não vão, ficam aqui formando montanhas de lixo e causando 'n' problemas ambientais que causam 'n' catástrofes que por sua vez aumentam os problemas sociais. Isso mesmo, você não consumir racionalmente/sustentavelmente desencadeia muitos processos pelos quais você tem sua parcela de culpa.
     Mas por que as coisas são assim? Por que 'precisamos' de tantas coisas para viver? Por que não podemos  simplesmente mudar nossos hábitos e começar a pensar e não só seguir tendências? Em primeira vista isso parece fácil, mas realmente não é, todo esse sistema meticulosamente projetado se chama capitalismo e estamos engrenhados nele até o pescoço, praticamente imobilizados, apenas aceitando tudo que nos é imposto. Como proceder?


     Calma, não vou sugerir que você pare de comprar, doe suas coisas e fique apenas com o que couber na sua mochila, não sugeriria algo que eu não consigo cumprir, mas e que tal repensarmos nossos atos? Que tal começarmos a prestar atenção nos artifícios desse sistema estrangulador e tentar enxergar quando estamos sendo manipulados? Isso parece difícil, mas é muito simples, e se você começar a exercitar com o tempo isso não vai ser um sacrifício, e sim um hábito.
     Análises simples como: "Eu realmente usaria um sneaker? Combina com o meu estilo ou estou comprando apenas por que vai bombar nos próximos 4 meses?" nos mostram o quanto realmente estamos a mercê do mercado. Além do consumo em massa e desnecessário, acontece uma padronização dos estilos e o que era pra ser 'diferente' acaba ficando igual e o pior, igual a uma coisa que alguns meses atrás você não achava legal nem usaria. E aí? Continua sendo interessante 'estar na moda' e 'seguir as tendências'? Qual o problema em usar uma peça da tendência passada? Você vai ser menos legal por isso? Uma coisa que eu sei é que se você gosta e usa por esse motivo, isso só vai deixar você mais você e nada mais.
     Sinceramente? Muito mais bonito do que vestir as tendências é ser capaz de criar looks legais com peças diferentes, uma camiseta nova com uma sainha velha de guerra. Muito mais legal do que seguir a moda é inventar a moda. Por que não 'reciclar' as roupas antigas da sua mãe e tias? Ou mesmo as suas antigas. Por que não? Esse é o questionamento que falta no mundo, POR QUE NÃO?!?!?! Por que temos que seguir e aceitar e não apenas vestir o que estamos com vontade no dia? Como e por que essa necessidade de estar na moda nos prende?
     E com isso tudo, tem ainda um último fator que deve ser levado em consideração. Com essa padronização nossa capacidade criativa cada vez mais vai se perdendo, e a esperança de uma visão da moda sem estereótipos vai ficando cada vez mais distante. 
     Que tal pensar um pouquinho a respeito?
     Dá pra ver que a questão da sustentabilidade abrange muito mais do que um dia você imaginou né? 

     E aí, tá afim de entrar nessa 'vibe' comigo? Então vem e Ahaza no estilo sustentável que garanto que você não vai se arrepender!
     Esse assunto vai render muitos posts por aqui se depender de mim! =D E você, o que acha? Conversa comigo! ;)
     Bju bju, Jú Vaz Tostes.

0 comentários:

Postar um comentário

Antes de comentar, leia a nossa Política de Comentários