sexta-feira, 26 de abril de 2013

Ahazando #13: Estilo sustentável: Mudando seus conceitos, consciência e guarda roupa.‏

  Ei meninas!

  Quem tem acompanhado o AHAZANDO, sabe que estou bem focada no assunto 'Estilo sustentável' e pra quem ainda não viu, aqui tem o link de um bate papo sobre o assunto e aqui um post reachado de ideias para sua casa :).

  Entónces, hoje o tema não vai ser diferente. Que tal falar de 'Estilo sustentável' no seu guarda roupa?
  No primeiro post sobre o assunto, falo bastante sobre a importância do consumo consciente, mas além dessa conscientização, podemos fazer muito mais. Sei que a primeira vista, a expressão reciclar roupas assusta um pouco e deixa vários pontos 'em aberto' dando espaço para várias interpretações. Relax que vou explicar o que tô querendo dizer.
  O que vocês acham de brechós? Muita gente tem preconceito e tem como regra que em brechós só são encontradas roupas gastas e velhas, mas isso não é uma verdade absoluta, dá pra achar MUITA coisa legal em brechós e bazares, só tem que ter paciência para procurar. E o melhor, dá pra achar muita coisa que não se encontra em lojas, principalmente para as adeptas do estilo retrô. Tá, claro que vocês querem provas, e como eu não tô aqui pra convencer ninguém a nada, vou deixar algumas páginas e blogs para vocês tirarem suas próprias conclusões. Já existem até bazares virtuais caso você tenha preguiça de garimpar :). 
  Quem conhece o Desapego? Ótima opção, vale muito a pena conhecer mas não tem apenas produtos usados.
  A página no facebook Viva o Brechó é um ótimo exemplo de bazar virtual, todas as peças são usadas mas escolhidas com muito bom gosto.
  O blog da Lalá Gusman é um blog mais voltado para customização, mas também vale super a pena.
  O blog Ecotecendo também arrasa nas dicas de reaproveitamento.
  Mas o melhor para exemplificar o que eu quero mostra é o Tem no meu Quintal. Gente, vocês precisam ver os achados da Ju! São coisas que você não acredita, nunca, que vai achar em brechós e bazares. Sem contar a criatividade da Ju em montar looks super legais com essas peças, se você gosta do assunto com certeza precisa conhecer.
  Esses são apenas alguns dos muitos blogs, páginas e afins voltados para essa consciência sustentável, se tiver mais dicas, deixa nos comentários para conhecermos!
  É claro que existem tipos e tipos de brechós, tem que saber procurar, em alguns as peças são mais caras que em lojas aí você tem que ver o que vale a pena, se você estiver procurando por peças antigas e estiver disposta a pagar caro, é certeza de encontrar em brechós. Mas o legal mesmo é tirar a tarde para 'fuçar' em TODAS as peças, claro que essa tarefa fica mais legal e descontraída se você estiver acompanhada(o) de boas companhias, então bora marcar com as amigas! ^^

  Se você pensar independentemente das tendências/moda e começar a pensar e analisar como momentos, a aceitação e lógica do negócio ficam mais fáceis. Por exemplo, na nossa vida, em curtos espaços de tempo, engordamos e emagrecemos, compramos roupas que não ficam como esperávamos e por isso não as usamos ou usamos muito pouco, ou apenas simplesmente de um dia para o outro decidimos que não vamos mais usar aquela peça. Quem nunca? Claro que é melhor fazermos esse tipo de análise antes de comprar, mas e quando nos enganamos? O que fazer?
  ( ) Tacar fogo.
  ( ) Chorar.
  ( ) Deixar a peça guarda mesmo sabendo que não vamos mais usar, só pra entulhar mesmo.
  ( ) Procurar alguma instituição que aceite doações ou tentar vender para algum brechó.

  Se você escolheu a última alternativa, tá de parabéns.
 É normal associarmos coisas usadas a coisas velhas, mas que tal quebrarmos esses pre-conceitos para podermos rever nossos conceitos? A mudança definitivamente depende da gente.
  E por falar em doações, se você gostou da ideia que expus nesse post, a ONG Amor Animal faz uma feira de adoção de cachorros todo primeiro sábado do mês e agora junto com essa feira rola um bazar! 
  Que tal separar aquelas roupinhas que estão tristes nos eu armário por não serem usadas e doar para o bazar da ONG? E que tal ir visitar a feira, adotar um amigo e de quebra conferir as peças do bazar? Posso garantir duas coisas: um vira-lata é tudo de bom e as roupas do bazar estão cada vez mais legais, no primeiro que rolou comprei uma camiseta preta com transparência LINDA e que tava procurando há uns meses e só achei do jeito que eu queria lã. Só lembrem-se que animais de estimação NÃO são brinquedos, então nada de 'dar' animais de estimação como presentes para crianças, isso só aumenta o abandono. A criança tem que ter plena consciência do que é ter um animal de estimação e toda a responsabilidade.
  Todo dinheiro arrecadado vai para o tratamento, alimentação e todos os outros inúmeros gastos que a ONG tem. Vale ressaltar que qualquer ajuda é bem vinda e um simples gesto pode mudar a realidade dos cachorros que a ONG, com todo carinho e as vezes dificuldade, cuida mensalmente. 
  Vou deixar aqui um vídeo muito lindo e emocionante:




  Olha quanto amor gente!!! Choro todas as vezes que vejo o vídeo. Um cachorrinho pode mudar a vida de uma família.

  Quer abraçar a causa? Entra em contato com os voluntários! Aqui tem o endereço da página da ONG no facebook. Quem cuida da parte do bazar é a Cleide, então pode entrar em contato diretamente com ela ou mesmo pelo perfil da ONG.

  Então já sabem o que vão fazer no primeiro sábado de Maio na parte da manhã né? ;)

  Gente, 'Estilo sustentável' e cachorro tem tudo a ver! Bora desmistificar velhos costumes? ^^



  Bju bju, Jú Vaz Tostes.

0 comentários:

Postar um comentário

Antes de comentar, leia a nossa Política de Comentários